Pular para o conteúdo principal

CURSO VOZES DA TERRA GRATUÍTO

Curso Vozes da Terra
Módulo I - Brasil de Todos os Cantos

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) está com inscrições abertas para o primeiro módulo do curso "Vozes da Terra", ministrado por Léo Costa.

A participação é gratuita e haverá seleção.
As 50 vagas serão destinadas prioritariamente a professores, educadores que estão desenvolvendo alguma atividade relacionada ao programa do curso e estudantes das áreas relacionadas à Pedagogia, Artes e áreas afins.
Composto de três módulos, o curso tem o objetivo de apresentar conceitos de biodiversidade e etnodiversidade, tendo como enfoque a música e a dança e suas representações nos ecossistemas e modos de vida do povo brasileiro.

O Módulo I - BRASIL DE TODOS OS CANTOS, que será realizado de 03 de setembro a 01 de outubro, as quintas feiras, das 19 às 22 horas, abordará as manifestações musicais de regiões da Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Zona Costeira e Campos Sulinos.

Já os Módulos II e III, previstos para os períodos de 08 a 29 de outubro e 05 a 19 de novembro das 19 às 22 h respectivamente, apresentará a musicalidade na cultura infantil e a construção de instrumentos musicais com materiais descartados. Os módulos são independentes. A inscrição para os módulos II e III será divulgada futuramente.

O professor Léo Costa (Leonardo Costa de Mello) é músico e especialista em educação ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com especialidade em Docência de Música Brasileira pela Anhembi Morumbi. Estudou Percussão Popular no CEM Tom Jobim. Há oito anos pesquisa a cultura tradicional brasileira e suas interfaces com a educação ambiental e a cultura de paz.

Cronograma:
Módulo I - BRASIL DE TODOS OS CANTOS
Período: de 03/09/2009 a 01/10/2009 (15 horas/aulas)
03/09 - Mata Atlântica / Ciranda de Paraty - RJ
10/09 - Pantanal/Tocadores de viola de cocho - MT
17/09 - Zona Costeira / Bumba-Boi Maranhense - MA
24/09 - Cerrado / Moçambiques e Congadas - MG
01/10 - Campos Sulinos/ Batuques do Sul - RS

Módulo II - BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E MUSICALIDADE NA CULTURA INFANTIL
Período: de 08/10/2009 a 29/10/2009 (12 horas/aulas)
08/10 - Cantos de trabalho do "povo de algum lugar"
15/10 - Cantigas de roda, parlendas e brinquedos cantados
22/10 - Construção artesanal de brinquedos (será necessário material)
29/10 - Construção de brinquedos inventados por crianças (será necessário material)

Módulo III - CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM MATERIAIS DESCARTADOS - Período: de 05/11/2009 a 19/11/2009 (9 horas/aulas)
05/11 - Construção de instrumentos musicais a partir de materiais descartados
12/11 - Construção de instrumentos musicais a partir de materiais descartados
19/11 - Construção de instrumentos musicais a partir de materiais descartados

Referências Bibliográficas:

AB´SABER , Aziz Nacib. Litoral do Brasil = Brazilian Coast. São Paulo: Metalivros, 2001.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diversidade Biológica e conservação da floresta atlântica ao norte do rio São Francisco. Brasil: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
CLARO, Milton. A Amazônia que não conhecemos. São Paulo: Ordem dos Servos de Maria, 2007.
COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. Aves de Carajás = Birds from Carajás. Rio de Janeiro: Companhia, 1991.
LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. (v. 1 e 2).
MULLER, Cristina et al. (org.). O Xingu dos Villas Boas. São Paulo: Agência Estado, Metalivros, 2002.
MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Polis; Hucitec, 1984.
ROCHA, Aristides Almeida. Do lendário Anhembi ao poluído Tietê. São Paulo: Edusp, 1991.
SÃO PAULO (estado). Secretaria do Meio Ambiente. Serra do Mar: Uma viagem à Mata Atlântica. São Paulo; Secretaria do Meio Ambiente, 2002.
SEREBURÃ et al. Wamrêmé za´ra - nossa palavra: mito e história do povo xavante. São Paulo: Senac, 1998.
SILVA. Luiz Carlos da. Pirahy: uma aventura no Tietê. São Caetano do Sul: Yendis

Serviço: Curso "Vozes da Terra - Módulo I - Brasil de Todos os Cantos"
Público focalizado: professores, educadores e estudantes de áreas afins, com mais de 18 anos.
Datas e Horário: 03, 10, 17 e 24 de setembro e 01 de outubro, às quintas feiras das 19 às 22 horas
Professor: Léo Costa (Leonardo Costa de Mello)
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
Local: UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
End.: Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7-A - Parque Ibirapuera.
VAGAS: 50
HAVERÁ SELEÇÃO conforme público focalizado e ordem de inscrição.
Inscrições pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reclamação de atendimento de profissional da medicina

Dia 31/08, as 13:40, Evânia Fernandes, minha esposa, tinha consulta marcada com o Cardiologista David Barreto Junior, portador do CRM: 69629, na clínica D. Barreto em Itaquera, ZL de SP. Acontece que por volta de 13: 30 David foi almoçar, segundo informações da recepção, retornando para atendimento algo em torno de 14:30. Antes de ser atendida, outras duas pessoas foram chamadas, Evânia Fernandes, foi atendida as 14:50. Finalizado a consulta, informamos ao médico sobre a falta de comprometimento e desrespeito demonstrado para com o cliente. Evânia saiu de casa as 11:30 para não se atrasar, chegou na clínica as 12:40, mas como disse antes só foi atendida as 14:50 hs. Informei a ele que ali se praticava dois pesos e duas medidas, pois uma cliente que agendou também para 13:40 hs, para ser atendido com outro profissional chegou na mesma hora que ele, quando este retornava do almoço, no entanto a recepção da clínica de D. Barreto, alegava que a tolerância máxima era de 15 minutos, n

Confira os 5 crimes que vão a júri popular

  Confira os 5 crimes que vão a júri popular   O júri popular, nome pelo qual é conhecido o Tribunal Júri, é órgão do Poder Judiciário que tem competência para julgar os crimes dolosos contra a vida, ou seja, crimes em que houve a intenção do agente em matar a vítima. Confira os 5 crimes que vão a júri popular   Os crimes dolosos contra a vida que vão a Júri Popular são conhecidos pela sigla HISAC: ·         Homicídio; ·         Infanticídio; ·         Suicídio (participação ou instigação ao suicídio); ·         Aborto; ·         Crimes conexos; Vale lembrar que o Tribunal do Júri irá apreciar os crimes tentados ou consumados, pois são crimes intencionais. A Constituição Federal estabelece que os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, serão julgados pelo Tribunal do Júri. Estes delitos estão previstos nos artigos 121 a 128 do Código Penal . O mais famoso deles é o crime de homicídio, que é o ato de matar alguém intencionalmente. Homicídio   Há

CONDENADO É SOLTO POR RECONHECIMENTO ILEGAL

  O reconhecimento de pessoas é um tema extremamente relevante para o processo penal, considerando que, em muitos processos, a autoria depende desse reconhecimento. Ademais, a prática forense tem demonstrado que em alguns crimes, como furto ou roubo, a negativa de autoria é a tese defensiva mais utilizada.   O assunto está disciplinado no art. 226 do CPP nos seguintes termos:   Art. 226.   Quando houver necessidade de fazer-se o reconhecimento de pessoa, proceder-se-á pela seguinte forma: I - a pessoa que tiver de fazer o reconhecimento será convidada a descrever a pessoa que deva ser reconhecida; Il - a pessoa, cujo reconhecimento se pretender, será colocada, se possível, ao lado de outras que com ela tiverem qualquer semelhança, convidando-se quem tiver de fazer o reconhecimento a apontá-la; III - se houver razão para recear que a pessoa chamada para o reconhecimento, por efeito de intimidação ou outra influência, não diga a verdade em face da pessoa que deve ser reconh