Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ITAQUERA

Itaquera realiza audiência pública sobre orçamento da cidade com auditório lotado

A grande participação de líderes comunitários marcou a audiência realizada ontem à noite com o propósito de receber propostas da população para o orçamento do ano que vem
Muitas foram as sugestões apresentadas pelos moradores das comunidades dos quatro distritos que compõem a subprefeitura de Itaquera, responsável pela elevação da qualidade de vida de meio milhão de pessoas. A reunião realizada ontem à noite, 14/9, no auditório da Subprefeitura, contou com a participação massiva de líderes comunitários engajados nas lutas da população local. Os participantes, atendendo ao chamado da administração regional, compareceram levando por escrito as demandas que poderão garantir verbas no orçamento e plano plurianual até o ano de 2013.
O morador do conjunto habitacional José Bonifácio, Luiz Carlos, que se dirigiu à reunião representando o Instituto Gente Humilde foi o primeiro a se manifestar. Ele propôs a destinação de recursos para a implantação de um Centro de Formação voltado à área de serviços. "O século 21 é o século do conhecimento, portanto, faz-se necessário reservar verbas para a formação e capacitação de pessoal". Já o representante da Associação Abraço Amigo, que trabalha com a elaboração de medidas sócio-educativas, sugeriu mais diálogo entre as secretarias, tendo em vista a potencialização dos projetos. "Ás vezes nos deparamos com triplas medidas totalmente desarticuladas", criticou.
Como adiantou a chefe de gabinete, Alice Coutinho Magro, logo na abertura do evento, a noite foi destinada especialmente à coleta das sugestões da população. "Estamos aqui hoje para ouvir e registrar as propostas", esclareceu. Neste sentido, a cada cinco reivindicações, o subprefeito Laert de Lima Teixeira, fazia rápidas intervenções, dando encaminhamentos imediatos às solicitações. As propostas mais complexas serão enviadas para análise da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). Toda a audiência foi gravada e as propostas, feitas por escrito, deverão fazer parte de um processo que ajudará na elaboração da proposta orçamentária.
A realização do evento, que acontece em todas as subprefeituras, está prevista no decreto nº 50.779/09 e no artigo 4º da lei 14.965/09, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2010. As sugestões servirão como base ainda para a composição do plano plurianual, que aborda o período de 2010 a 2013. Esta nova legislação dá transparência às ações da prefeitura, além de garantir e estimular a participação popular nas decisões que serão tomadas nos próximos anos.
Em Itaquera, fizeram uso da palavra 22 líderes comunitários que aproveitaram a oportunidade para apresentar sugestões distintas, como: a construção de muros de arrimo; implantação de Clube Escola e Centro Comunitário; construção de creches, escolas, postos de saúde, centros culturais, teatros e equipamentos de lazer - quadras, campos e parquinhos. Além disso, solicitou-se a retirada de um escadão, a abertura de uma rua, a retomada de uma praça, ocupada por uma feira. Até uma agência bancária para o conjunto José Bonifácio foi pedida. Recapeamento de ruas, onde circulam transportes coletivos; iluminação de praças e reformas de escadaria, também compuseram o rol das solicitações.
Em temas como canalização de córregos, o subprefeito explicou que a nova orientação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente refere-se à construção dos parques lineares, que servem para combater as enchentes, além de criar mais espaços de lazer em suas margens. De acordo com o subprefeito, os parques lineares acabam servindo como piscinões naturais e suas margens utilizadas para dar vazão às águas dos rios nos períodos de chuvas. "A canalização impermeabiliza o solo o que não é bom para combater as enchentes na cidade".
Dentre as sugestões apareceram muitos pedidos e os mais simples como a vistoria em áreas, o levantamento de dados e a inclusão de jovens em programas esportivos já existentes foram imediatamente encaminhados aos supervisores e coordenadores ali presentes. O subprefeito adiantou que os projetos urbanísticos previstos para o terreno em frente à estação do metrô Corinthians-Itaquera, a exemplo da construção do novo Fórum de Itaquera e das unidades da Fatec e da ETEC já foram autorizados pelo prefeito e devem sair do papel em 2010.
Outra boa notícia refere-se à revitalização da antiga praça da estação e dos baixos do viaduto no centro de Itaquera. Este projeto prevê a recuperação da Casa do Engenheiro que, em breve, será transformada num centro cultural. Devido à forte demanda da área cultural, o subprefeito liberou o auditório da sede para que, duas vezes por semana, seja utilizado para ensaios teatrais. "Quando começarem as obras aqui, pensaremos juntos num outro local para as aulas de teatro", afirmou referindo-se às obras que adaptarão o espaço, tornando-o uma biblioteca já no próximo ano.
Participaram da audiência representantes dos seguintes bairros: Conjunto Habitacional José Bonifácio, Jd. Santa Terezinha, Cidade A E Carvalho, Jd. Eliane, Jd. Marilia, Parque Guarani, Jd. Pedra Branca, Pq. Savoy City, Jd. Itapemirim, Vila Bandeirantes Jd. Vila Nova, Colônia Japonesa, Parque do Carmo, dentre outros.

VEJA MAIS NOTÍCIAS NO SITE DE NOSSA ONG www.avdr.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reclamação de atendimento de profissional da medicina

Dia 31/08, as 13:40, Evânia Fernandes, minha esposa, tinha consulta marcada com o Cardiologista David Barreto Junior, portador do CRM: 69629, na clínica D. Barreto em Itaquera, ZL de SP. Acontece que por volta de 13: 30 David foi almoçar, segundo informações da recepção, retornando para atendimento algo em torno de 14:30. Antes de ser atendida, outras duas pessoas foram chamadas, Evânia Fernandes, foi atendida as 14:50. Finalizado a consulta, informamos ao médico sobre a falta de comprometimento e desrespeito demonstrado para com o cliente. Evânia saiu de casa as 11:30 para não se atrasar, chegou na clínica as 12:40, mas como disse antes só foi atendida as 14:50 hs. Informei a ele que ali se praticava dois pesos e duas medidas, pois uma cliente que agendou também para 13:40 hs, para ser atendido com outro profissional chegou na mesma hora que ele, quando este retornava do almoço, no entanto a recepção da clínica de D. Barreto, alegava que a tolerância máxima era de 15 minutos, n

Confira os 5 crimes que vão a júri popular

  Confira os 5 crimes que vão a júri popular   O júri popular, nome pelo qual é conhecido o Tribunal Júri, é órgão do Poder Judiciário que tem competência para julgar os crimes dolosos contra a vida, ou seja, crimes em que houve a intenção do agente em matar a vítima. Confira os 5 crimes que vão a júri popular   Os crimes dolosos contra a vida que vão a Júri Popular são conhecidos pela sigla HISAC: ·         Homicídio; ·         Infanticídio; ·         Suicídio (participação ou instigação ao suicídio); ·         Aborto; ·         Crimes conexos; Vale lembrar que o Tribunal do Júri irá apreciar os crimes tentados ou consumados, pois são crimes intencionais. A Constituição Federal estabelece que os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, serão julgados pelo Tribunal do Júri. Estes delitos estão previstos nos artigos 121 a 128 do Código Penal . O mais famoso deles é o crime de homicídio, que é o ato de matar alguém intencionalmente. Homicídio   Há

CONDENADO É SOLTO POR RECONHECIMENTO ILEGAL

  O reconhecimento de pessoas é um tema extremamente relevante para o processo penal, considerando que, em muitos processos, a autoria depende desse reconhecimento. Ademais, a prática forense tem demonstrado que em alguns crimes, como furto ou roubo, a negativa de autoria é a tese defensiva mais utilizada.   O assunto está disciplinado no art. 226 do CPP nos seguintes termos:   Art. 226.   Quando houver necessidade de fazer-se o reconhecimento de pessoa, proceder-se-á pela seguinte forma: I - a pessoa que tiver de fazer o reconhecimento será convidada a descrever a pessoa que deva ser reconhecida; Il - a pessoa, cujo reconhecimento se pretender, será colocada, se possível, ao lado de outras que com ela tiverem qualquer semelhança, convidando-se quem tiver de fazer o reconhecimento a apontá-la; III - se houver razão para recear que a pessoa chamada para o reconhecimento, por efeito de intimidação ou outra influência, não diga a verdade em face da pessoa que deve ser reconh