Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO SOBRE ANISTIA

SEMINÁRIO : 29 ANOS DA LEI DE ANISTIA - VERDADES E MENTIRAS
Dia 28 de agosto de 2008, quinta-feira, das 13h30 às 19h30
E s t a ç ã o P i n a c o t e c a
Largo General Osório, 66 - fone 11 3337 0185
Democratização e abertura dos arquivos políticos
Dando continuidade à agenda regular do projeto Memorial da Resistência e da exposição "Direito à Memória e a Verdade", será realizado o Seminário: 29 anos da Lei da Anistia - Verdades e Mentiras. Organizado pelo Fórum dos Ex-presos e perseguidos políticos do Estado de São Paulo, com apoio do Arquivo Público do Estado e da Pinacoteca do Estado , o evento discutirá temas como: A impunidade dos que perpetraram crimes de lesa-humanidade no Brasil; a promulgação da Lei de Anistia em 1979; a experiência da abertura dos arquivos do DEOPS no Estado de São Paulo, entre outros. O Seminário contará com participação de eminentes figuras públicas e privadas e tem o apoio do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, e da Comissão de Familiares de Presos Políticos Mortos e Desaparecidos.
A inauguração do Memorial da Resistência marcou o início da parceria do Fórum dos ex-presos e Perseguidos de São Paulo com a Pinacoteca do Estado, que gerencia o espaço onde funcionava o antigo DEOPS/São Paulo, agora transformado em sede do Memorial, além de abrigar a Estação Pinacoteca.

PROGRAMA
13h30 - Abertura e coordenação da mesa - Rafael Martinelli - Presidente Fórum
13h40 - Palavras do Diretor da Pinacoteca - Marcelo Mattos Araújo
13h50 - Palavras do Secretário Adjunto da Secretaria da Cultura - Dr. Ronaldo Bianchi
14h10 - Palavras do Secretário da Justiça - Dr. Luiz Antônio Marrey
14h30 - Exposição da Dra. Eugenia Augusta Fávero - Procuradora da Republica. "Crimes da Ditadura - Ainda é possível punir?"
15h00 - Exposição do Dr. Airton Soares - Ex Deputado Federal e advogado. "A verdadeira história da aprovação da Lei de Anistia"
15h30 - Palavras do Dr. Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. "Lei de Anistia: a aplicação da Lei 10.559/02"
16h30 - Exposição do Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo. "O Arquivo Público do Estado e o acervo DEOPS/SP: A liberação da memória política, uma experiência democrática".
17h00 - Exposição da Profa. Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Projeto Integrado Arquivo Publico do Estado/USP- PROIN. "Desarquivando a Anistia: Arquivo DEOPS"
17h30 - Exposição de Ema Franzoni, socióloga, equipe técnica. "O acervo documental do projeto Brasil Nunca Mais, depositado no Arquivo Edgard Leuenroth".
18h00 - Exposição da Profª. Cristina Bruno, vice-diretora do Museu de Arqueologia e
Etnologia da USP. "O novo projeto do Memorial da Resistência"
18h30 - Sessão de perguntas e respostas
19h30- Encerramento
Dia 28 de agosto de 2008, quinta-feira, das 13h30 às 19h30
E s t a ç ã o P i n a c o t e c a
Largo General Osório, 66 - fone 11 3337 0185
Realização
FORUM EX PRESOS E PERSEGUIDOS POLITICOS DE SÃO PAULO
PINACOTECA
UNICAMP
PROIN/USP - Arquivo Público do Estado de São Paulo
Apoio
Grupo Tortura Nunca Mais SP
Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos
Associação dos Aposentados Pensionistas Anistiados Políticos de SP
ACIMANISTIA - Entidade Nacional dos Civis e Militares Aposentados Anistiados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reclamação de atendimento de profissional da medicina

Dia 31/08, as 13:40, Evânia Fernandes, minha esposa, tinha consulta marcada com o Cardiologista David Barreto Junior, portador do CRM: 69629, na clínica D. Barreto em Itaquera, ZL de SP. Acontece que por volta de 13: 30 David foi almoçar, segundo informações da recepção, retornando para atendimento algo em torno de 14:30. Antes de ser atendida, outras duas pessoas foram chamadas, Evânia Fernandes, foi atendida as 14:50. Finalizado a consulta, informamos ao médico sobre a falta de comprometimento e desrespeito demonstrado para com o cliente. Evânia saiu de casa as 11:30 para não se atrasar, chegou na clínica as 12:40, mas como disse antes só foi atendida as 14:50 hs. Informei a ele que ali se praticava dois pesos e duas medidas, pois uma cliente que agendou também para 13:40 hs, para ser atendido com outro profissional chegou na mesma hora que ele, quando este retornava do almoço, no entanto a recepção da clínica de D. Barreto, alegava que a tolerância máxima era de 15 minutos, n...

CNJ REGULAMENTA AUDIENCIA DE CUSTÓDIA VIRTUAL

CNJ REGULAMENTA AUDIENCIA DE CUSTÓDIA VIRTUAL   O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na 322ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (24/11), resolução que trata da realização de audiências de custódia por videoconferência quando não for possível a realização, em 24 horas, de forma presencial, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. A norma modifica a Resolução CNJ nº 329/2020 que, em seu art. 19, vedava a utilização do recurso para realização de audiência de custódia. Na audiência de custódia o juiz avalia a soltura ou manutenção da prisão e, de acordo com a lei, o procedimento deve ocorrer no prazo máximo de 24h após a detenção.   O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, relator da nova norma, argumentou que a pandemia da Covid-19, que levou o Poder Judiciário a adotar diversas medidas excepcionais, é o fator que justifica a adoção da medida. “A não realização das audiências de custódia durante esse período acarreta prejuízo muito maior a milhare...

O DESCASO EM ITAQUERA

São Paulo, 30 de Junho de 2007. DENÚNCIA DA COMUNIDADE Tendo em vista nossa dificuldade de conseguir uma reunião com a sub prefeitura, e respostas para os problemas de nossa comunidade, tivemos que apelar para os vereadores da Câmara Municipal, (Órgão que acreditamos que ainda fiscaliza o executivo), para no mínimo conseguirmos atenção do poder público. Reiteramos que quando não todo dia, toda semana pedimos reunião com o sub-prefeito, mas sua assessoria, informa que ele está sempre com a agenda lotada. – Nossa indignação é porque dentre suas andanças o parque Guarani, nunca entra no roteiro e em suas audiências nunca nos cabe. NÃO QUEREMOS MAIS FICAR NA CONDIÇÃO DE MENDIGOS, IMPLORANDO POR ATENDIMENTO, MUITOS MENOS COMO BANDIDOS, CERCANDO O SUB-PREFEITO PARA FALAR-LHE OU OBTER SUA ATENÇÃO. Nossos principais problemas tem sido 3 1-) o córrego que fica na rua do sabugueiro e que toda chuva ele alaga. em dias normais está sempre com mal cheiro, além de casas que estão caindo dentro do có...