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COMO VENCER NA ADVOCACIA EM 10 PASSOS

COMO VENCER NA ADVOCACIA EM 10 PASSOS

 

 


Literalmente sou hiperativo. Gosto de: falar (sou palestrante), ouvir (rádio, pessoas), escrever (escrevo artigos semanalmente e você pode encontrá-los no meu blog “Notícias do Ribeiro”), participar (toda semana, estou em pelo menos três eventos). Nas duas últimas sextas-feiras, dei entrevistas nas rádios “Integração e Acaapesp” pela manhã e tarde (veja em nosso Facebook “D. Ribeiro Sociedade”), mas não é sobre mim que desejo contar, mas sim como todo advogado pode vencer na carreira como empreendedor.

 

Por meio de reflexões e respostas que podem lhes ajudar ofereço 10 dicas das mais variadas; comportamental, de empreendedorismo, de gestão, sobre crenças limitantes e tantas outras.

 

1-) Fazer sucesso é trabalhar com suas habilidades e com sua essência. Dedicar-se, tendo planejamento e metas, manter o foco em um modelo de negócio, ter propósitos, sonhos, ter a mente aberta para as novidades do conhecimento humano e também a respeito da Inteligência Artificial. Resumindo: para vencer na advocacia, não basta estar inscrito na OAB, conhecer leis e saber fazer audiências, vai muito além disso.  É necessário conhecer sobre: gestão, marketing, política, empatia, administração, logística, finanças–economia e se manter atualizado constantemente sobre legislação e doutrinas. A titulação acadêmica e a participação em congressos, seminários e palestras podem ser outro diferencial.

2-) Você acabou de iniciar sua carreira, sobretudo, como advogado empreendedor e está se perguntando: com 1.2 milhões de advogados no Brasil, como me destaco? Qual área do direito é rentável? Alugo uma sala e monto um escritório, ou trabalho a partir de casa, atendo em cafeteria ou Coworking? 

Sem desejar esgotar o assunto eu alerto para o fato de que: os bons advogados são apenas 10%, ou seja, apenas 120 mil – este é o público que será seu concorrente. Se realmente escolher ser bom no que faz, escolher o ramo do direito que gosta, isto lhe trará realização e consequentemente rentabilidade.

A dúvida mais comum entre advogados recém- graduados está relacionada a abrir ou não o seu próprio escritório, sobretudo quando há poucos ou nenhum cliente a vista. A falta de capital de giro para as despesas iniciais do negócio também pode dificultar e limitar o início da carreira no Direito. Neste caso a dica é investir em networking (relacionamento) antes de ter a sua própria sala. Crie sua identidade visual, logomarca, telefone, site, e-mail e marque presença nas redes sociais. Tenha seu cartão de visita, folder impresso e digital. Produza conteúdo interessante e conquistará tantos clientes que seu endereço profissional físico se tornará uma necessidade.

3-) Evite o formalismo e a inacessibilidade, principalmente no início da carreira. Ao contrário, seja simples e acessível. Costumo dizer “a advocacia é muito glamour para poucos honorários!” Evite distrações com as redes sociais, sobretudo nos grupos de discussões. Eu moderadamente participo de uns 20, embora esteja em mais de 90. Você é quem deve se perguntar: onde estou e para onde quero ir? Qual meu sonho? Estou disposto a me sacrificar? Seja honesto consigo mesmo, vá à luta e vença! Há um ditado; “na África, todos os dias, quando o sol raia, o leão precisa “correr” para pegar um veado se não quiser morrer de fome. E na mesma África, todos os dias, quando o sol raia, o veado acorda e precisa “correr para não morrer”. A moral da história é: Não importa se você é leão ou é veado, raiou o sol, comece a correr. Pelo menos é o que tenho feito há 4 anos de efetivo exercício da gloriosa advocacia criminal.

4-) Devo me especializar ou devo ser generalista?

Você pode ser o que você quiser, haja vista que temos no Brasil um Astronauta, Tenente Coronel da Aeronáutica e Ministro da Tecnologia, chamado Marcos Pontes, que foi ao espaço junto com a Nasa.  Ou seja, apenas 1 em 210 milhões de brasileiros, logo há mercado para todos, porém na medida em que você se especializar e se tornar autoridade no assunto, poderá cobrar mais nas consultas e nos honorários. Ademais, numa atividade intelectual como a nossa, o maior investimento é o próprio conhecimento, lembrando que o aprendizado formal por si só é insuficiente, como já registrei de início. Precisamos estudar por conta própria e estimular nossa vocação, pois estar na média é estar entre os 1.2 milhões de advogados inscritos nos quadros da OAB. Para se destacar, temos que ir além: estudar mais, trabalhar mais, sonhar mais e ter metas ambiciosas. Não basta somente ser  otimista, mas também estar entusiasmado com a carreira e ser um apaixonado pela advocacia, pois talento todos temos.

4-) Os advogados da Lava jato e do Mensalão, por ocasião dos altos honorários deram sorte?

Com certeza já ouviram falar da zona de conforto. A maioria está lá e não sairá. Não por que não sejam capazes, mas porque é mais confortável ter um escritório e trabalhar de segunda a sexta, das 09 horas às 17h e relaxar depois disso, incluindo os feriados prolongados e os recessos forenses. Nunca esqueça que para dar certo ou errado você só descobrirá se tentar, então o que está esperando? Tente! E se vencer, dirão que deu sorte! Hebe Camargo, atriz e apresentadora de TV, em vida dizia “quanto mais eu trabalho mais sorte eu tenho”.

5-) Como sou criminalista, darei um exemplo da área criminal e que não é meu - Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), um advogado que atua exclusivamente no STF, cobrou apenas no êxito para defender Duda Mendonça, publicitário da campanha da ex-presidente Dilma e com a absolvição de Duda, o Dr. Kakay recebeu de honorários 5 milhões de reais. Ocorre que este ainda não é o maior honorário do Brasil. Dr. Hamilton Dias de Souza advogando para Cooperativas de Açúcar, recebeu de honorários, R$ 563 milhões, este sim, o maior honorário que se tem notícia no Brasil. O caminho que te leva ao topo é longo e só os persistentes chegam lá. Os Marines da tropa de elite da Marinha norte americana, tem o lema: “o dia fácil foi ontem”.

 

6-) Como saber se sou empreendedor?

Ser empreendedor é ter um plano B, além de um sonho. É gostar de correr riscos calculados, ter ganhos e trabalhos excepcionais. O século 21 está em transformação paulatina, sobretudo, na Inteligência Artificial. A ação move o mundo e não o contrário e se você quiser prosperar, você conseguirá, pois é isso que definiu para sua vida. Será capaz de fazer o impossível. Em minha primeira audiência criminal que tratava de uma transação penal, não sabia que não se discute o mérito e tão somente o acordo, (discuti o mérito) e acabei obtendo absolvição sumária e a devolução da fiança, sobre o qual, além dos honorários já avençados, tributei mais 30% sobre o valor da fiança recuperada. Disse o poeta - Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. Assim, escute as críticas destrutivas, mas não as mentalize. Se você se enxergou nesses adjetivos e situação, então você é um empreendedor.

 

7-) Quais as principais características do advogado empreendedor?

Sua mente é disruptiva (pensa fora da caixinha);

Corre risco de forma calculada;

Busca incessantemente o aprendizado e não se assusta com crises, ao contrário treina a mente, olho e ouvido diariamente para detectar oportunidade de negócio. Isso é o que te fará enxergar a água no deserto, acreditar que já existiu vida em Marte;

Define seu modelo de negócio;

Tem meta, foco, planeja suas ações, sabe onde está e para onde deseja ir;

É proativo, participa das entidades associativas; apenas para citar algumas.

 

8-) Causas que levam os advogados ao fracasso e ao sucesso:

Educação insuficiente;

Seleção incorreta do parceiro comercial;

Escolha vocacional errada;

Falta de entusiasmo;

Achar que vai ter sorte e que a oportunidade cairá em seu colo;

Para o sucesso eu ofereço dicas em forma de autoanálise.

Sílvio Santos, dono da SBT, tem uma frase que diz: “Sucesso é 99% transpiração e 1% de inspiração”.

Qual o seu objetivo para esse ano?

Vou persistir em minhas metas e planejamentos?

Quanto a minha mente está aberta para o novo?

Preocupo-me em economizar/investir na carreira, no meu futuro pessoal e familiar?

Quantos livros, cursos e outros conhecimentos buscarei?

Quanto estou disposto a me sacrificar para alcançar meu sonho?

Faço a gestão do tempo/produtividade?

Meu trabalho tem qualidade ou só quantidade?

O que cobro pelo meu trabalho é justo, me deixa feliz?

Entrego apenas o que o cliente pede ou procuro encantá-lo?

9-) Como ter clientes na advocacia? Essa deve ser a pergunta de um milhão de dólares.

Nessa altura do artigo você já deve saber a resposta, contudo, existem algumas nuances fundamentais das quais o advogado não pode descurar, quais sejam: ética e responsabilidade - não mercantilizar ou aviltar a advocacia. Para aqueles que não dispõem de alto capital para se instalar em um local nobre ou visível, investir em campanhas de marketing (vide código de ética) sugiro: produzir conteúdo, lives, artigos, e-books, palestras, blog, canal no YouTube, participar das comissões temáticas da OAB, dos eventos da prefeitura, sindicatos e demais associações, como: Sebrae, CDL, associação comercial, Fiesp, reuniões com amigos do bairro/ prédio/ igreja/ família. E não menos importante, informar que está advogando e caso necessite de sua orientação, estará pronto para atender com privacidade, confidencialidade e buscando sempre a solução jurídica adequada ao caso. Se você for um anônimo e desconhecido de todos, preciso lhe dizer que vai demorar a ter bons clientes, para não magoá-lo em dizer que está fadado ao insucesso.

 

10-) Como cobrar? Quanto cobrar?

Encaminhando para o final desse longo artigo, lhe digo: A forma de pagamento é você quem decide, pois pode ser fiado, à vista, cheque, boleto, cartão, permuta, outros.

Sobre o quanto cobrar, existe um mínimo que é a tabela da OAB. No início da carreira, por precisar de renda e experiência, você é tentado a fazer barato, abaixo da tabela. Lembre-se que é infração ética e a Ação pode durar 10 anos a depender do caso. Você irá descobrir que está pagando para trabalhar.

 

Com este artigo, espero ter ajudado ao menos um (a) Advogado (a), que poderá nos escrever com críticas, elogios, sugestões e/ou convite para palestras, sugerir novos temas para artigos ou vídeos em nosso canal ‘Notícias do Ribeiro’.

 

D. Ribeiro é Advogado Criminal na capital – SP – Brasil.

 


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