Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é Habeas Corpus?


Você sabe o que é Habeas Corpus?


O Habeas Corpus (do latim “que tenhas o corpo”) é uma ação judicial também chamada de remédio constitucional, que tem o objetivo de proteger o direito de liberdade de locomoção lesado ou ameaçado por ato abusivo de autoridade de forma direta ou indireta.
Assim, o Habeas Corpus pode ser utilizado sempre que alguém sofrer ou se sentir ameaçado em relação à sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder.  A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XVIII,  prevê o seguinte:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
LXVIII - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
O Habeas Corpus é, portanto, uma forma de prevenir ou anular a prisão arbitrária, decorrente de motivos outros que não o estrito cumprimento da lei.
O Código de Processo Penal, regulamente todo o procedimento que envolve este remédio constitucional (artigos 647 a 667).

Você sabia que o Habeas Corpus tem origem na antiga lei inglesa?


Sim! O Habeas Corpus tem origem na Inglaterra, mas atualmente, o instituto integra os ordenamentos jurídicos de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas e diversos países integrantes da União Européia.

Habeas Corpus Preventivo


Pode ser utilizado nos casos em que existe uma ameaça ao direito. Nesse caso, qualquer pessoa natural que se sentir ameaçada de sofrer lesão a seu direito de locomoção pode propor um Habeas Corpus. Essa pessoa é chamada de “paciente” no processo. O acusado de ferir seu direito é denominado “coator”.
Já a pessoa que propõe a medida é chamada de “impetrante”, geralmente é feito por um advogado que representa a pessoa lesada ou ameaçada.

Habeas Corpus Liberatório


Pode ser utilizado nos casos em que depois que o cidadão teve sua liberdade restringida, por uma prisão preventiva, por exemplo, sendo este o tipo de Habeas Corpus mais comum.
Assim, caso o tribunal ou juiz considere que a prisão não tem justificativa, ou possui alguma ilegalidade, o paciente é posto em liberdade.

Quem pode pleitear o Habeas Corpus?


A Constituição Federal garante que qualquer cidadão pode impetrar o remédio constitucional do Habeas Corpus.

O cidadão deve elaborar uma petição, contendo o nome da pessoa que sofreu a coação ou ameaça, informar a respeito do constrangimento sofrido, bem como as razões pelas quais se sente ameaçado e a assinar (Código de Processo Penal, Art. 654, § 1º).

Embora a Constituição Federal garanta que o próprio paciente possa impetrar o Habeas Corpus, é de suma importância que na prática ele seja proposto por um advogado criminalista com conhecimento técnico para defender os direitos do paciente.

Isso porque, embora o intuito constitucional seja nobre, pois visa democratizar o remédio constitucional, estendendo o acesso ao mesmo para qualquer cidadão, um advogado conhecedor da prática jurídica criminal e do todos os meandros do processo judicial terá maiores condições de fazê-lo.

O Habeas Corpus pode ser usado apenas nos casos de ameaça à liberdade ou prisão preventiva?


Não. O Habeas Corpus protege o cidadão de uma forma mais ampla. Esse remédio constitucional, também pode ser usado em diversas outras situações, como nos casos de:
·         Prisão cautelar;
·         Proibição de frequentar lugares;
·         Proibição de exercer determinada atividade econômica;
·         Proibição para o exercício da função pública;

Nas palavras de Isaac Sabbá Guimaraes “a potencialidade de causar danos ao direito de liberdade”, ou seja, tudo aquilo que pode causar um dano ao direito de liberdade previsto na nossa constituição e sendo ilegal ou abusivo poderá ser sanado por meio do Habeas Corpus 
A segunda turma do Supremo Tribunal Federal, entendeu que o Habeas Corpus pode ser utilizado também para medidas criminais diversas da prisão, pois essas medidas afetam negativamente a vida e a liberdade do cidadão e podem ser convertidas em prisão no caso de descumprimento com base no artigo 319 do Código de Processo Penal.

Quem julga o Habeas Corpus?


A competência para julgar um Habeas Corpus é da autoridade judiciária hierarquicamente superior àquela que determinou a coação.

Ficou com alguma dúvida sobre Habeas Corpus ou quer saber mais? Escreva nos comentários.

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital - SP - Brasil e além deste canal no you tube também chamado de Notícias do Ribeiro, para falar direto basta usar 👉 https://wa.me/5511954771873


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reclamação de atendimento de profissional da medicina

Dia 31/08, as 13:40, Evânia Fernandes, minha esposa, tinha consulta marcada com o Cardiologista David Barreto Junior, portador do CRM: 69629, na clínica D. Barreto em Itaquera, ZL de SP. Acontece que por volta de 13: 30 David foi almoçar, segundo informações da recepção, retornando para atendimento algo em torno de 14:30. Antes de ser atendida, outras duas pessoas foram chamadas, Evânia Fernandes, foi atendida as 14:50. Finalizado a consulta, informamos ao médico sobre a falta de comprometimento e desrespeito demonstrado para com o cliente. Evânia saiu de casa as 11:30 para não se atrasar, chegou na clínica as 12:40, mas como disse antes só foi atendida as 14:50 hs. Informei a ele que ali se praticava dois pesos e duas medidas, pois uma cliente que agendou também para 13:40 hs, para ser atendido com outro profissional chegou na mesma hora que ele, quando este retornava do almoço, no entanto a recepção da clínica de D. Barreto, alegava que a tolerância máxima era de 15 minutos, n

Confira os 5 crimes que vão a júri popular

  Confira os 5 crimes que vão a júri popular   O júri popular, nome pelo qual é conhecido o Tribunal Júri, é órgão do Poder Judiciário que tem competência para julgar os crimes dolosos contra a vida, ou seja, crimes em que houve a intenção do agente em matar a vítima. Confira os 5 crimes que vão a júri popular   Os crimes dolosos contra a vida que vão a Júri Popular são conhecidos pela sigla HISAC: ·         Homicídio; ·         Infanticídio; ·         Suicídio (participação ou instigação ao suicídio); ·         Aborto; ·         Crimes conexos; Vale lembrar que o Tribunal do Júri irá apreciar os crimes tentados ou consumados, pois são crimes intencionais. A Constituição Federal estabelece que os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, serão julgados pelo Tribunal do Júri. Estes delitos estão previstos nos artigos 121 a 128 do Código Penal . O mais famoso deles é o crime de homicídio, que é o ato de matar alguém intencionalmente. Homicídio   Há

RECOMENDAÇÃO Nº 62, DE 17 DE MARÇO DE 2020.

Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus – Covid-19 no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais e regimentais; CONSIDERANDO que cabe ao Conselho Nacional de Justiça a fiscalização e a normatização do Poder Judiciário e dos atos praticados por seus órgãos (artigo 103-B, § 4o, I, II e III, da CF); CONSIDERANDO a competência do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas – DMF para acompanhar e propor ações relacionadas aos sistemas prisional e socioeducativo; CONSIDERANDO a declaração pública de situação de pandemia em relação ao novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 11 de março de 2020, assim como a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da Organização Mundial da Saúde,